Insurtechs: a transformação digital chega ao setor de seguros



O setor de seguros é um dos mais tradicionais que existem, junto com o bancário. Seus processos são recheados de burocracia, falta de personalização e inacessibilidade - os clientes têm dificuldade de entender o que estão adquirindo e de adquirir bons planos com poucos recursos financeiros. Mas na hora em que um seguro é acionado, o cliente está em um momento de estresse, necessidade, espera-se por tanto, um atendimento rápido e eficaz. As chamadas Insurtechs (insurance - seguro em inglês - + tech, de tecnologia) vieram para quebrar esse paradigma.

Já existem, por exemplo, seguradoras com o processo de vendas 100% online, além de possuir totens de autoatendimento em suas lojas físicas. Sendo assim, as informações são autoexplicativas, simples, claras e objetivas. O processo de venda se torna mais rápido e tende a crescer em quantidade cada vez mais.

Há também uma necessidade latente por personalização, hoje com Inteligência Artifical, você traça o perfil do segurado e assim, administra suas regras de preços, descontos e recompensas. Além disso, ela é utilizada para automação de processos, tanto no front quanto no back office, e até mesmo para regulação de sinistros usando com drones.

Segundo, Hugo Assis, líder de Seguros da Accenture, em entrevista para a Consumidor Digital, “O cliente busca não só a personalização de produtos, mas também a simplicidade, flexibilidade e transparência. Os portfólios de produtos do mercado precisarão ser revistos para estarem em linha com uma experiência de compra, pagamento e pós-venda cada dia mais digital. ” O comprador nos dias de hoje está em diversos canais, as empresas precisam ser flexíveis e estar também em todos eles, por isso a presença digital e mobile é mandatória.

Seguros têm que parar de parecer um assunto chato e burocrático para se tornar moderno e acessível, falar a linguagem do consumidor e pelos mesmos canais que ele utiliza normalmente no cotidiano. O contratante tem poder de barganha, se ele escolhe pelo mais fácil, mais rápido, com menor custo e mais personalizado, sua empresa precisa oferecer isso para se manter competitiva. Abrace você também o digital!

Comentários

Seu endereço de email não será publicado.