Quem não se adapta, fica para trás!



A humanidade evolui, tal qual as espécies evoluem. A Teoria da Evolução de Darwin diz que o ambiente muda e o seres com as características mais adaptáveis às novas condições sobrevivem enquanto os demais foram extintos. Muito tempo depois, a tecnologia permitiu que os ambientes mudassem cada vez mais e deu “poderes” ao ser humano incomparáveis. Essas mudanças ocorrem cada vez mais rápido, e a agora é a vez das empresas, ou se adaptarem, ou serem extintas.

A Netflix acabou com as locadoras? As câmeras digitais destruíram a Kodak? O Uber prejudicou os taxistas? Essas empresas nasceram de uma necessidade dos consumidores, no caso, uma necessidade de personalização e comodidade. Sempre buscando a forma mais simples de fazer algo que você já faz. Passamos da época onde havia apenas um modelo de carro de uma só cor e uma só empresa, a chamada sociedade de massa não existe mais, quem escolhe é o cliente, suas necessidades e preferências têm sido cada vez mais especificas. Por não ter só uma empresa prestando o mesmo serviço, o cliente tem o poder de barganhar, de trocar buscando algo que diferencie o produto, um melhor atendimento e custo-benefício. Dentre os concorrentes, está dada a largada da corrida para ver quem agrada mais.

Hoje, as novas gerações buscam rapidez, bom atendimento, eficácia nas soluções de problemas, um atendimento agradável e personalizado. As demandas com esse nível de exigência são estrondosas, mas com a Transformação Digital – com a automação de processos – é muito mais fácil realizar essa proeza. Ferramentas de autoatendimento permitem acumular histórico dos seus clientes, deixando a interação muito mais personalizada e sem a necessidade de repetição de informação, por que você já sabe quem é o cliente. Elas são muito mais rápidas porque guiam os clientes a resolverem sozinhos na hora e lugar que necessitem, mesmo que seja fora do horário comercial. Entendendo sua regra de negócio e montando o software de acordo, os indicadores de efetividade sobem. Além disso, utilizando a tecnologia de NLU – de linguagem natural – a conversa é livre e agradável como seria com um agente humano.

As ferramentas para evoluir já estão disponíveis resta escolher ser escolhido ou abraçar sua extinção.

Comentários

Seu endereço de email não será publicado.