Quem não se adapta, fica para trás!

A humanidade evolui, tal qual as espécies evoluem. A Teoria da Evolução de Darwin diz que o ambiente muda e o seres com as características mais adaptáveis às novas condições sobrevivem enquanto os demais foram extintos. Muito tempo depois, a tecnologia permitiu que os ambientes mudassem cada vez mais e deu “poderes” ao ser humano incomparáveis. Essas mudanças ocorrem cada vez mais rápido, e a agora é a vez das empresas, ou se adaptarem, ou serem extintas. A Netflix acabou com as locadoras? As câmeras digitais destruíram a Kodak? O Uber prejudicou os taxistas? Essas empresas nasceram de uma necessidade…

Insurtechs: a transformação digital chega ao setor de seguros

O setor de seguros é um dos mais tradicionais que existem, junto com o bancário. Seus processos são recheados de burocracia, falta de personalização e inacessibilidade - os clientes têm dificuldade de entender o que estão adquirindo e de adquirir bons planos com poucos recursos financeiros. Mas na hora em que um seguro é acionado, o cliente está em um momento de estresse, necessidade, espera-se por tanto, um atendimento rápido e eficaz. As chamadas Insurtechs (insurance - seguro em inglês - + tech, de tecnologia) vieram para quebrar esse paradigma. Já existem, por exemplo, seguradoras com o processo de vendas…

Inteligência Artificial e Gestão de Pessoas: Conheça os segredos de um RH digital

A tecnologia de automação de processos não é mais somente aplicada a Contact Centers e Telecom. Qualquer setor e até departamento podem sim se render à Transformação Digital, porque todo mundo tem processos operacionais monótonos, repetitivos e dispendiosos, que fazem você pensar que poderia investir suas horas, energia e conhecimento em algo mais produtivo e, por que não, agradável? O setor de Recursos Humanos não é exceção, a transformação já começou. Uma visita na feira de RH, o CONARH, você descobre um milhão de ideias de soluções desenvolvidas para a área, como por exemplo, Inteligência Artificial para a triagem de…

Você está preparando seu filho para hoje ou para o futuro?

Encare um fato: as formas de trabalho estão mudando. Os estudos dizem que um terço das profissões de hoje deixaram de existir, pois serão postos automatizados. Não que isso seja algo ruim, os humanos deixarão de ocupar posições monótonas, repetitivas e muito dispendiosas, é enfadonho para o funcionário, dispendioso para o empresário e mais tempo de espera para o cliente. O ser humano vai se concentrar em tarefas em que ele é especialista, precise se relacionar, analisar e criar. Mas, francamente, nossas escolas estão formando esses funcionários? O jovem de hoje é bombardeado por várias informações ao mesmo tempo. 40…

Ir ao banco? Estou fora!

Por que os tradicionais modelos de banco afugentam o consumidor moderno? O setor bancário é um dos mais críticos para a transformação digital hoje. O jovem em sua mesa de escritório perto da hora do almoço solta o ar ligeiramente irritado: “vou ter que ir na minha agência hoje”. Essa cena tem sido cada vez mais rara, mas quando acontece é unânime que ninguém gosta, principalmente os mais jovens. Segundo pesquisas, eles preferem ir ao dentista do que fazer uma ligação para o banco, imagina ter que se deslocar até lá? A Transformação Digital para bancos não é algo para…

Transformação Digital é mais que um valor pregado na parede, é cultura

Quando pensamos em Identidade Corporativa e Imagem, o que a empresa é e o que ela aparenta, falamos sempre que não se deve tentar parecer o que não se é, porque a imagem que é muito diferente da identidade não se sustenta. Inovação, Transformação Digital são requisitos da moda pelos próprios consumidores, então é bastante comum encontrar por aí empresas que dizem inovadoras. Afinal, se todos são inovadores quem de fato é? Empresas que colocam inovação na Missão, Visão e Valores que fica na parede, mesmo sem que os princípios organizacionais reflitam a identidade da empresa. A Transformação Digital tem…

O cliente do tipo “Deixe-me fazê-lo”

Nunca tivemos tantas gerações distintas convivendo e consumindo ao mesmo tempo. Cada geração tem anseios e especificidades distintas, a Geração Y ou Millennial já está no mercado de trabalho e possui poder aquisitivo. Eles são bastante exigentes, são imediatistas e têm pouco apego a marcas. Segundo a Think Jar, 66% dos consumidores que trocaram de marca fizeram isso devido a um atendimento ruim. Estamos em um momento onde o cliente tem cada vez mais controle da relação e poder de barganha. Analisando o comportamento desse perfil, o autoatendimento é um meio de satisfazer essas necessidades de um público que busca…

E o VAR? Veio para ficar?

Por Giovanna Pereira Paulucci, Assistente de Marketing da Indigosoft Dentre as participações mais memoráveis dessa Copa na Rússia, com certeza a tecnologia do VAR (arbitro de vídeo) foi uma das mais comentadas. Foi a primeira Copa a utilizar esse recurso. Na Copa de 2014 no Brasil, foram testados os sensores da linha do gol, mas parece que não pegou, já que só tem sido usado em campeonatos menores. E o VAR, será que fica? Antes da Copa começar, o debate era se ao diminuir os erros de arbitragem com a utilização da tecnologia, o debate, a polêmica e a emoção…

O mundo evolui e os empregos também, você está preparado?

Por Giovanna Paulucci Houve um tempo que colocavam estagiários para mandar arquivos via FAX, hoje em dia, achamos loucura, com a rapidez do e-mail, compartilhamento nuvem, WeTransfer, Skype, Whatsapp, podemos deixar com que ele utilize melhor seu tempo para de fato aprender sua profissão. As formas de trabalho mudam de acordo com as necessidades da sociedade e com as tecnologias disponíveis para executá-lo. Nesse processo de desenvolvimento, muitas carreiras ficam para trás e surgem outras. Quem entra no mercado de trabalho agora deve se atentar ao que a de novo, a como a tecnologia interfere na sua profissão e escolher…

Por que seus clientes estão lhe deixando?

Por Giovanna Paulucci Você é daqueles que diz “a crise está espantando todos os clientes” ou “aquele aplicativo novo está acabando com meu negócio”? Se sim, está na hora de olhar para dentro e perceber o que o seu negócio está fazendo de errado para espantar seus clientes. Passamos da época em que havia apenas o Ford T preto, hoje, há milhares de opções para serem escolhidas e o foco de toda organização é, ou deveria ser, o cliente. É ele quem escolhe, que deseja produtos e serviços que sejam costumizados, enquanto as empresas concorrentes competem cada detalhe para se…