Turnover: como a tecnologia pode ajudar a resolver esse problema



Considera-se um alto turnover - nome dado a rotatividade de funcionários – uma porcentagem acima de 5%. O cálculo se dá entre a razão dos funcionários desligados sobre o total de funcionários da empresa durante o mesmo período vezes cem.

Uma alta taxa de rotatividade impacta a empresa de diversas formas: desde financeiramente com os custos de rescisão, recrutamento, seleção e a baixa produtividade na curva de aprendizado dos novos funcionários até na cultura organizacional, com a oscilação de motivação e confiança da equipe, que teve que absorver a carga de trabalho daqueles que deixaram a companhia.

As causas de turnover voluntário – quando o funcionário pede demissão – ou involuntário – quando a empresa o demite – podem ser muitas: clima organizacional tóxico, excesso de demanda de trabalho, mau desempenho das equipes, salários e benefícios abaixo do mercado, conflitos com a liderança ou incompatibilidade entre as atividades e o conhecimento do funcionário.

Quando as atividades exigem pouco do funcionário, são muito mecânicas e monótonas, o trabalho se torna enfadonho e desmotivador. Nesse ponto, quando se automatiza processos, o ser humano é designado a atividades que valorizam mais as suas competências. Um excelente exemplo é o uso de autoatendimento em contact centers que resolve a maioria das questões cotidianas dos clientes e transforma o agente em um especialista de relacionamento. Agentes felizes, menos sobrecarregados e mais motivados, geram clientes felizes.

Existem também, softwares que auxiliam o recrutamento e seleção filtrando por palavras-chave candidatos que possuam um perfil adequado a vaga. Ele ainda pode utilizar a técnica de Machine Learning para entender qual o padrão e critérios seu RH utiliza para escolher candidatos, aprendendo sempre mais qual candidato melhor se adapta à cultura da sua empresa.

Além disso, tecnologias de otimização de trabalho ajudam na gestão de pessoas calculando se sua quantidade de recursos está compatível com a demanda de trabalho, se o funcionário está sobrecarregado de horas extras e organiza escalas e turnos.

Rotatividade de funcionários é um problema que tira o sono do(a) seu(sua) Gerente de Recursos Humanos, da alta gestão e do Departamento Financeiro, mas é o sintoma de algum problema de gestão de pessoas na sua empresa, identificando essa questão, existem diversas solução em tecnologia que podem lhe auxiliar a reter seus talentos.

Comentários

Seu endereço de email não será publicado.