3 provas de que a Transformação Digital já está acontecendo e você nem notou

Por Rafson Rafael - Gerente de Desenvolvimento na Indigosoft

Não é segredo para ninguém que a tecnologia nos cerca, chegando ao ponto de transformar qualquer empresa de hoje comparada a uma empresa de TI de 20 anos atrás, tamanha é a capacidade de armazenamento e processamento que qualquer empresa precisa.

Dito isso, vamos entender como a Transformação Digital faz parte de nossas vidas:

1 – Convergência digital
Vivemos uma época onde empresas pequenas são adquiridas por empresas grandes. Grandes empresas englobam os procedimentos e processos da empresa adquirida, mas com um tempo isso vai virando uma bagunça tecnológica com diversas soluções alternativas para um mesmo problema.

É nesse ponto que entra a convergência da Transformação Digital, centralizando os processos atrás de automações para que tudo se torne assertivo, rápido e fácil para os usuários. Dessa maneira descartamos a descentralização de informações que apenas confundem tudo e a todos.

2 – Aprendizado sem fronteiras
Graças a Transformação Digital não temos hoje a necessidade de estar fisicamente em algum lugar para aprender. É cada vez mais comum pessoas que realizam graduações completas por EAD (Ensino A Distância), que fazem cursos rápidos, pós graduações ou treinamentos para o trabalho sem sair de casa.

Muitas vezes esses treinamentos são feitos após o horário de trabalho enquanto se espera o transito melhorar, ou naquele dia do seu rodizio e um tempo que seria, teoricamente, perdido para a ser plenamente aproveitado.

Um exponencial do conhecimento sem fronteira são as escolas de Idiomas Online, nelas tem-se tem aulas através de conversação com nativos da língua que deseja aprender, seja ela Japonês, Russo ou Inglês dos Estados Unidos.

3 – Nuvem
Hoje, ao invés de carregar diversas HDs portáteis e pendrives e ficar sujeito a algum acidente ou extravio dos seus Hardwares perdendo dados importantes, você pode contratar um serviço na nuvem.

Serviços na nuvem, hoje são diversificados e muito utilizados como o Dropbox que cria um HD virtual ou mesmo o Netflix que deixa você “alugar” um filme em segundos sem sair do seu lugar, sem ter que devolver ou se preocupar com um possível dano que uma mídia possa sofrer.

Uma vertente existente é o Processamento na Nuvem, onde processamentos demorados e gigantescos são divididos entre diversos computadores no mundo todo agilizando o processo em um Cluster gigantesco.

A guerra dos consoles de Videogame está levando Microsoft, Sony e Nintendo a flertar com o conteúdo de jogos por Streamer. A Sony possui um serviço chamado Playstation Now que não está disponível no Brasil, mas que permite jogar qualquer jogo de Playstation 3 através de uma TV ou Computador sem precisar ter o videogame. A próxima geração de videogames será assim, sem consoles, tudo na nuvem.

Conclusão
Enfim, estamos imersos na Transformação digital, não é um movimento que pode ser acessado ou que se escolhe participar, ela é viva e dinâmica e você participa sem nem perceber.

Comentários

Seu endereço de email não será publicado.