Meu negócio não usa tecnologia. Por que devo me preocupar com a Transformação Digital?

Por redação


Em um espaço de tempo relativamente curto, a tecnologia contribuiu tanto na longa história da humanidade, que se você, como eu, você foi apresentado um dia à "tecnologia da informação" através de uma conexão discada, sabe do que estou falando. Você também pode ter experimentado a triste decepção de "navegar na internet" em um celular com internet 2G pelo Opera-mini e nem foi a tanto tampo assim que isso aconteceu.

Bem, você vai adorar conhecer o próximo nível de toda esta história: a 'Transformação Digital’ é o próximo nível de tudo que eu e você já conhecemos. Imagine que alguém estudou as extremidades do cérebro do Einstein e raspou as tecnologias que restavam nele, passou o conteúdo através de um pente fino e absorveu as novas tecnologias, o resultado seria o elixir da tecnologia que transforma nossas vidas, nosso dia a dia. Isso é a "Transformação Digital" que estamos presenciando agora.

Usamos hoje erroneamente o termo “Transformação Digital” hoje, que soa frequentemente como algo que para ser feito no futuro e sem muita crença como: "Precisamos parar um dia para transformar esse processo em algo mais digital...".

A terrível - mas importante - verdade é que a "Transformação Digital" está acontecendo com o seu negócio seja o que for que você fizer.

Está acontecendo a cada minuto de cada dia. Na verdade está ficando mais rápido e mais rápido. E não está apenas acontecendo com o seu negócio isoladamente, mas para tudo. Taxistas, por exemplo, que não tinham um modelo de negócio digital foram surpreendidos por empresas como o Uber, que entendeu a necessidade do mercado: praticidade e preço justo. Simples assim!

Mesmo se você optar por não fazer nada, o digital ainda vai chegar e transformá-lo, para melhor ou para pior. Você não inicia. Está acontecendo com você agora.

Não se trata de tecnologia digital apenas, não é um problema de tecnologia. Mas tem tudo a ver com modelos de negócios, pessoas, cultura, liderança e mudança. É fundamental entender isso porque sabemos que 70-80% ou mais das empresas planejam ou estão executando iniciativas de transformação digital, mas apenas 30% dessas tentativas serão bem-sucedidas. Uma grande razão por que muitos estão falhando é porque eles estão recebendo isso errado.

Comentários

Seu endereço de email não será publicado.