O que podemos dizer sobre o futuro das profissões mais concorridas no Vestibular 2018?

Dentre os cursos mais concorridos nos vestibulares de 2018 na Fuvest e no Sisu estão Medicina, Audiovisual, Psicologia, Relações Internacionais, Medicina Veterinária, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Administração, Enfermagem, Pedagogia, Educação Física, Engenharia Civil e Ciências Contáveis. Mas o que podemos observar quando pensamos como será o futuro dessas profissões?

Com a Transformação Digital, as pesquisas indicam que um terço das profissões atuais deixarão de existir como conhecemos até 2015. Isso porque funções mecânicas, monótonas que possam ser automatizadas serão substituídas por robôs para que o ser humano foque no que é realmente necessário. Estratégia, criação, empatia, capacidade de resolver problemas complexos, inteligência emocional, todas essas são características humanas, pessoais e intransferíveis! Profissões que necessitem dessas competências com certeza permanecerão.

Na saúde, por exemplo, existem Inteligências Artificiais que auxiliam no diagnóstico, atendimento ao paciente, marca exames, mas honestamente, não substitui um médico, que tem maior capacidade de análise dos dados e empatia em lidar com enfermos.

No direito, já discutimos aqui no blog também, as chamadas law-techs automatizam tarefas do direito como sugerir artigos e leis para determinados processos, redigir processos e demais atividades que um assistente faria por exemplo, deixando o advogado focado na estratégia de defesa ou de promotoria.

E você, já parou para pensar na profissão que escolheu? Como ela estará em 2025 com todas mudanças tecnológicas que acontecem e ainda vão acontecer?

Comentários

Seu endereço de email não será publicado.