top of page

Artigo: O que começou aqui, pode mudar o mundo

Atualizado: 29 de jun. de 2020




"Se você não pode fazer pequenas coisas corretamente, você nunca fará as grandes coisas corretamente". - William H. McRaven



Por favor, veja o vídeo antes de ler:


Tomando como alegoria o vídeo acima (em trechos) e refletindo sobre algumas coisas e sobre algumas conversas que tive, me veio à vontade de escrever um pouco sobre desafios, limitações, esforço, motivação e mudança.


Durante toda a nossa vida, enfrentaremos muitos tubarões que nos trarão medo e possivelmente tentarão nos impedir de seguir nadando a um objetivo, mas se você realmente quiser mudar a sua vida é necessário enfrentar esses obstáculos reunindo todas as suas forças. Se você espera completar o nado, você precisará lidar com os tubarões. (Nadando com tubarões 0:00 a 0:58)


Nesse percurso, muitas pessoas que começaram com você, não lhe acompanharão, muitas porque desistirão dos seus sonhos ou porque sucumbirão diante dos seus medos ou encontrarão alguma outra dificuldade e você ao seguir adiante, verá algumas pessoas que continuarão persistindo ao seu lado. Se você estiver do lado de pessoas fortes e que acreditam na sua capacidade, empenho e dedicação, mesmo sofrendo com pessoas duvidando das suas qualidades, você ainda sim, irá sobressair às dificuldades. (Percurso, equipes, botes e provas 0:59 a 1:59)


Assim como o Almirante William H. McRaven fala, foi por meio do treinamento que ele entendeu que não há diferenças entre as pessoas e que o fez ver que não é a sua cor, etnia, educação ou status social e sim a sua atitude, vontade pessoal de vencer, conquistar e mudar que te define. (Treinamento e vivencia: 2:00 a 2:16)


Quando se quer medir uma pessoa, meça pelo tamanho do seu coração. ” E não pelo tamanho de suas nadadeiras.


Assim como os SEAL’s, temos as nossas “Semanas do Inferno”, dias sem dormir, sofrendo com abusos físicos e mentais às vezes praticados por outras pessoas ou por nós mesmos e quando estamos no “Beco de Lama”, onde estamos afundados até a cabeça e temos apenas como companhia, dor, frio e vento que permeiam o nosso interior e tiram a nossa vontade de lutar por algo. Pare, feche os seus olhos e perceba a sua volta e ouça quem está cantando, perceba que por mais que esteja em tempos difíceis, há algo ou alguém que te motiva e faz com que você não desista, que lhe dá esperanças que ainda há tempo para que tudo possa ser diferente. Se você realmente quiser superar as adversidades nestes momentos, cante junto, seja mais uma voz que dá o tom e altura para aquilo que se deseja e quer mudar ou alcançar na sua vida. (Dias difíceis: 2:17 a 4:04)


Se você tem esperança e estiver com a pessoa/equipe/organização certa do seu lado, ela te apoiará, te dará forças e fará com que você se mantenha firme nas mais difíceis horas, fará você ver e perceber o quanto você é especial e que juntos, tudo é possível.



Uma pessoa pode mudar o mundo dando esperança as pessoas.


Pense naquilo que te faz mudar, no que te motiva a ser tornar uma pessoa melhor e que faz você perceber ou sentir aquilo que você talvez não acreditasse ou já não sentia mais.

Essas lições que o Almirante William H. McRaven aprendeu, aprendemos ou aprenderemos ao decorrer da vida, caso assim você queira, pois haverá aqueles que nunca entenderão pelo simples fato de se acomodar e por ter medo de mudar ou se arriscar.


Lembre-se, uma pessoa pode mudar o mundo:

- Começando por uma tarefa completada. - Encontrando e ajudando alguém que precisa. - Sabendo que a vida não é justa. - Que você irá fracassar muitas vezes. - Que terá que correr riscos. - Que haverá tempos difíceis. - Encarando aqueles que te oprimem. - Levantando aqueles que caírem. - E nunca, mas nunca, desistindo daquilo que te fortalece.


Comece cada dia com uma tarefa completada” (poder da esperança: 4:05 a 4:58)


Podemos aplicar tudo isso em nossa vida pessoal, profissional e em nossas equipes, grupos, organizações e empresas. São lições válidas para uma reflexão mais ampla e aprofundada no âmbito do equilíbrio das adversidades que enfrentamos como indivíduo e integrante de uma sociedade complexa e exigente.

Não se prenda a aquilo que te limita, não se feche para aquilo que te liberta.

Se puder e quiser, seja a voz e a ação que motiva, seja aquele que apoia, seja a esperança da mudança do seu mundo ou mude o mundo de outra pessoa.


Me perguntei algumas vezes, por que eu escreveria tudo isso, correndo o risco de ninguém ler, gostar ou se importar... e após algum tempo refletindo, obtive a resposta. Porque sempre tem alguém que se importa, e se você chegou até aqui, foi porque você leu e se importou, e para mim, isso já fez valer a pena. Talvez eu não mude o mundo, mas se eu puder mudar o seu dia ou ao menos, este momento, já fiz o que queria e tive a minha primeira tarefa concluída.


Abaixo estão alguns links que utilizei, caso você queira saber mais sobre esse discurso feito pelo almirante aposentado William H. McRaven para os alunos da Universidade do Texas em Austin, 17 de maio de 2014.






----------------------


Alexandre Yamauchi é analista de projetos na Indigosoft. Possui graduação em Sistemas da Informação nas Faculdades Integradas Campos Salles, MBA em Gestão de Projetos pela Anhembi Morumbi. Encabeça projetos de automação identificando necessidades do cliente, levantando requisitos, desenhando e documentando processos em Visio, executando e implantando projetos. Fez parte da equipe vencedora do prêmio “ClienteSA 2019 Prata” com o case SKY Backoffice “Melhor operação de BackOffice” pela Indigosoft.




O conteúdo desta matéria é de criação exclusiva de seus autores e não necessariamente representa a opinião da Indigosoft.

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page