• diegooliveira

Com IA, novo sistema de diagnóstico do coronavírus chega a 96% de precisão



Segundo a companhia, o sistema, que é baseado em inteligência artificial, utiliza tomografias computadorizadas para analisar os pacientes e tem precisão acima de 96% em seus resultados.


Pesquisadores do Damo Academy —o instituto da Alibaba— dizem ter programado a inteligência artificial com dados simples de mais de 5 mil casos confirmados. Utilizando esse banco de dados, a ferramenta pode identificar diferenças entre tomografias de pacientes com o covid-19 e as daqueles com pneumonia viral comum, obtendo precisão quase total.

O sistema de diagnóstico foi introduzido primeiro em um novo hospital chinês, baseado em um centro de referência no tratamento da crise de SARS em 2003. O novo hospital começou a aceitar pacientes infectados pelo coronavírus no último domingo. Segundo a Alibaba, o dispositivo será adotado em mais de 110 centros médicos.


Segundo a Alibaba, a expectativa é que o algoritmo possa agilizar o atendimento em hospitais e ajude a reduzir o tempo de diagnóstico para um intervalo menor que 20 segundos. Geralmente, leva entre cinco e 15 minutos para que um médico possa analisar uma tomografia computadorizada de um paciente suspeito e reconhecer o covid-19, com exames que podem incluir mais de 300 imagens.


O novo método de diagnóstico não é a primeira tentativa da Alibaba de usar inteligência artificial para combater o coronavírus. Pesquisadores da Damo Academy desenvolveram uma ferramenta com IA para o serviço público de saúde que oferece informações relacionadas ao SARS-CoV-2 coronavírus, implantada pelo governo da província de Zhejiang em 27 de janeiro. O sistema pode responder a maior parte das perguntas sobre o covid-19 através de um app.




fonte: https://bit.ly/2IxJp3i

18 visualizações

ENDEREÇO

TELEFONE

EMAIL

Avenida Queiroz Filho, 1700

Torre A - Conj. 301

CEP: 05319-000

Vila Hamburguesa - São Paulo 

+55 11 2858-4944

Todos os direitos reservados.