top of page

DICAS DE HOME OFFICE


Por conta da pandemia do corona vírus, muitas pessoas estão precisando fazer quarentena e trabalhar de casa, muitos pela primeira vez. Mas, apesar da situação excepcional, fazer home office é algo cada vez mais comum, e algumas dicas podem ser muito úteis para quem busca manter o ritmo de trabalho e até ser mais produtivo neste momento.

E nós da INDIGOSOFT vamos te ajudar com isso!


Trabalhar em casa pode ser o sonho de muitas pessoas. Mas, se não for feito da maneira correta, esse sonho pode se tornar um pesadelo. Separamos nove dicas que oferecidas pelos nossos colaboradores, os quais já praticam o home office há algum tempo e poderão te ajudar nesse momento.



1. Crie um local de trabalho adequado


Estabeleça um cômodo da casa para ser seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente.

Dê preferência a locais silenciosos da sua casa. Cômodos arejados e bem iluminados também são uma boa pedida.

Deixe o ambiente aconchegante colocando uma planta ou uma foto da família no local escolhido.



2. Evite distrações


Se você tem filhos, gato, cachorro ou papagaio, estabeleça limites para eles. Crianças aprendem cedo, então comece a deixar claro que, embora você esteja em casa aquele é seu local de trabalho.

Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também está fora de questão. Você e as pessoas têm de entender que você está em casa, mas está trabalhando, caso contrário, isso vai dificultar a sua produtividade.



3. Vista-se como se fosse trabalhar no escritório


O sonho de trabalhar de pijama em casa precisa ser apenas um sonho. Tenha em mente que a maneira com que você se veste influencia também na produtividade.

Parece algo bem simples, mas ao vestir-se como se estivesse em um local com outras pessoas trabalhando você dará um ar de seriedade e responsabilidade a si mesmo. E isso indiretamente afetará na qualidade e no ritmo do seu trabalho.



4. Tenha uma lista de tarefas


Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Tenha uma lista de tarefas a serem realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la.

Essa é uma excelente forma de manter-se produtivo e disciplinado, mesmo no conforto do seu lar, e de não deixar que seu home office acabe se transformando em um fardo em sua vida profissional.


5. Não esqueça as pausas


Trabalhando no escritório, de vez em quando você dava uma levantadinha para ir ao banheiro, beber uma água, fazer um lanche ou pegar um café. Adote esse hábito também em sua casa.

Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente complexo, porque dá o distanciamento, muitas vezes, necessário para enxergar a situação como um todo.

Sabemos que trabalhar em casa pode ser desafiador para a sua produtividade, ainda mais em um momento onde temos que nos manter a maior parte do tempo em casa por conta da pandemia, mesmo assim não seja tão duro consigo mesmo. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador.



6. Faça chamadas de vídeo


Principalmente em momentos nos quais temos de ficar isolados, não perder o contato com pessoas de fora é fundamental. Para manter a produtividade no trabalho e na sua saúde mental, organize chamadas de vídeos com seus colegas.

Vocês podem discutir algum projeto, fazer alguns alinhamentos e conversar um pouco uns com outros. Isso contribuirá também para lembrar a você que seu time continua unido, mesmo estando cada um na sua casa.



7. Mantenha seu local de trabalho organizado


Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.

Evite a tentação de pensar “Ninguém vai ver minha bagunça mesmo”.



8. Saia do trabalho no fim do dia


Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.

O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma outra coisa da vida.

Afinal, se você tivesse de se locomover para o escritório todo dia não estaria disponível 24 horas por dia, não é mesmo?



9. Cuide-se


Antes ou após a sua jornada de trabalho tire um tempo para fazer uma atividade que gosta: pode ser exercício físico, meditação, leitura ou outra atividade de sua preferência.

Essa atitude vai ajudar na sua saúde e também na sua produtividade.




Esperamos ter ajudado vocês nesse delicado momento de nossas vidas!




Equipe Indigosoft.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page