top of page

Python lidera ranking entre as 10 melhores linguagens de programação de 2020


A revista IEEE Spectrum divulgou na semana passada o ranking das melhores linguagens de programação de 2020. A lista não apresentou grandes surpresas: Python manteve a liderança, seguido por Java e programação em C. Entre o top 10, destaque para o Arduíno, que aparece à frente de linguagens criadas pelas gigantes da tecnologia Google e Apple.


Como é quase impossível descobrir qual linguagem foi usada por cada programador, a IEEE Spectrum se baseou na combinação de 11 métricas de fontes online. O ranking possui pontuações das linguagens e classificações de acordo suas especialidades (sites, aplicativos em dispositivos móveis, aplicações em empresas e dispositivos de controle). Confira abaixo:

Python mantém liderança, seguido por Java e C; Arduino sobe quatro posições e figura entre as 10 melhores linguagens de programação de 2020. Fonte: Divulgação/IEEE Spectrum

Destaques

  • Python: uma das possíveis explicações para que o Python mantenha a liderança por tanto tempo, é a grande procura pelos próprios estudantes em linguagem de programação. Uma outra hipótese é que se trata de uma linguagem frequentemente utilizada profissionalmente e em domínios de alto nível (machine learning, por exemplo), em razão da enorme coleção de bibliotecas especializadas de alta qualidade.

  • Arduino: a linguagem apresentou grande salto em relação ao ano passado, subindo do 11º lugar para o 7º. Apesar de muitos afirmarem que o Arduino não é uma linguagem e sim uma plataforma de hardware, as pesquisas indicam que os interessados buscam por "código Arduino" ou livros sobre "programação Arduino".

  • Cobol: se fosse contabilizada apenas a métrica interativa no Twitter, a linguagem figuraria na 7ª posição - já que estava em evidência na imprensa americana. No entanto, as notícias reportavam dificuldades encontradas com os sistemas de benefícios de desemprego dos Estados Unidos, cuja linguagem utilizada era a Cobol. No ranking, ela apareceu apenas na 43ª posição.


fonte: https://bit.ly/3k1L7eC

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page