Transformação Digital é mais que um valor pregado na parede, é cultura



Quando pensamos em Identidade Corporativa e Imagem, o que a empresa é e o que ela aparenta, falamos sempre que não se deve tentar parecer o que não se é, porque a imagem que é muito diferente da identidade não se sustenta. Inovação, Transformação Digital são requisitos da moda pelos próprios consumidores, então é bastante comum encontrar por aí empresas que dizem inovadoras. Afinal, se todos são inovadores quem de fato é? Empresas que colocam inovação na Missão, Visão e Valores que fica na parede, mesmo sem que os princípios organizacionais reflitam a identidade da empresa. A Transformação Digital tem que passar por uma mudança da Cultura Organizacional, que não é algo que ocorre da noite para o dia.

Antes de se dizer inovador, é preciso pensar para dentro primeiro. Quais silos de Comunicação sua empresa possui dentro dos departamentos? Como isso influência o atendimento ao consumidor? Seus clientes têm uma experiência realmente fluída em qualquer ponto de contato? Seus processos internos e políticas são burocráticas, inflexíveis e arcaicas? Como você utiliza internamente a tecnologia, nos canais de comunicação, nos equipamentos internos? A automação e transformação digital como “core business” da empresa são mais facilmente aceitos quando a empresa passa a transpirar esses valores internamente, o que vai passar a refletir para os seus clientes e por meio de um atendimento melhor a eles.

O que nos leva a outro ponto, capacite seus funcionários. Engaje-os, ensine-os como a tecnologia ajuda, facilita a vida deles. Trazendo o conhecimento necessário, essa mudança cultural acontece com mais aceitação e a resistência à tecnologia diminui.

É importante também, ativa participação da liderança, como em qualquer outra mudança cultural. A liderança se engaja na tecnologia primeiro, passando o exemplo. Ela apoia e incentiva a mudança. Assume riscos. O líder se mostra flexível, inovador e moderno, coadunando com os valores da empresa.

A cultura se expressa de diversas maneiras, em ritos, como seleção, desligamento, promoções, políticas e hábitos. É o conjunto de todas essas coisas. Uma empresa que passa por uma Transformação Digital, incorpora a tecnologia e o pensar inovador em cada um desses aspectos. Ela passa a ser digital pelo olhar de qualquer um, sem que haja qualquer necessidade de permanecer reafirmando isso. A empresa não só fala que é digital, ela é.

Comentários

Seu endereço de email não será publicado.