A lua de mel para a transformação digital acabou. 40% dos 1.070 CIOs afirmam ter alcançado escala para iniciativas digitais que alavancam a tecnologia para impulsionar mudanças nos negócios, um forte aumento de 17% em 2018, segundo a pesquisa 2020 CIO Agenda do Gartner.
Mas a maioria das empresas está apenas melhorando os modelos de negócios existentes, em vez de se transformar o que os deixa vulneráveis a qualquer crise que possa exigir mudanças holísticas, disse Andy Rowsell-Jones, analista do Gartner.
"Há uma marcha implacável em direção à maturidade digital", diz Rowsell-Jones, que apresentou os resultados da pesquisa na última semana no Gartner IT Symposium/Xpo em Orlando, Flórida, mas "o digital não é mais um diferencial" para combater as mudanças nas condições de negócios.
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Por exemplo, 90% das empresas pesquisadas disseram ter experimentado uma “virada”, incluindo interrupção organizacional (47%), pressões de custo operacional (38%) e questões regulatórias adversas (34%), além de outras interrupções, como aquisições e mudança nos gostos dos consumidores.
Mas apenas 25% das empresas podem sair antes da curva, o que pode impedir a capacidade da organização de contratar o talento certo (36%) e de financiar (35%) e lançar novas iniciativas de negócios rapidamente (35%).
Durante todo esse tumulto, o papel do CIO permanece crítico na condução das empresas através de crises e transformações, diz Rowsell-Jones. Ele acrescenta que os CIOs precisam tomar ações específicas para fortalecer suas organizações, se quiserem se tornar mais fortes e competitivos após a próxima curva - qualquer que seja a forma que possa assumir.
Promova relacionamentos robustos. As organizações de sucesso cultivam fortes relacionamentos com executivos seniores, especialmente o CEO. De fato, o CIO se reporta ao CEO em 50% das empresas de alto desempenho, contra apenas 38% nas empresas médias, segundo o Gartner. Ter uma parceria estreita com o CEO permite que os CIOs mudem de direção quando o CEO decidir.
O CIO da FedEx, Rob Carter, por exemplo, com o apoio do fundador e CEO Fred Smith, está capacitando novamente os funcionários da empresa em serviços em nuvem e tecnologias emergentes.
Em 2018, o CEO da Johnson Controls, George Oliver, nomeou Nancy Berce como CIO para modernizar os sistemas de TI para o crescente foco da empresa nos sistemas inteligentes de Internet das Coisas (IoT) para edifícios. Berce diz que a Johnson Controls está explorando um novo modelo operacional de TI que incorpora análises, segurança cibernética, automação de processos robóticos e outras tecnologias. Um grande desafio?
Encaminhamento de dados de sensores de IoT em dispositivos de borda para a nuvem.
Desenvolva plataformas ágeis. Os CIOs devem criar plataformas que ajudem suas organizações não apenas a superar interrupções futuras, mas a sair à frente. Essas plataformas requerem uma arquitetura técnica que simplifica e desacopla componentes para que possa mudar para oferecer suporte a novos modelos operacionais, modelos de negócios e parceiros do ecossistema.
Analise o horizonte. Líderes eficazes examinam o horizonte em busca de tendências emergentes e, depois de identificarem o que está por vir, os CIOs posicionam sua organização de TI para navegar por essa mudança. Em 2017, o Miami Heat, por exemplo, se tornou a primeira franquia da NBA a implantar bilheteria e comércio móvel para tornar a experiência dos fãs sem atritos na American Airlines Arena.
Antecipe as curvas. Os melhores líderes sabem em que direção a empresa deve tomar quando chegar a hora. Um CIO eficaz também incentivará os funcionários, investidores e outras partes interessadas a seguir sua liderança, preservando o alinhamento criado durante períodos estáveis. Buscando uma audiência mais ampla para seus serviços de seguros, o CIO Jim Fowler priorizou um mercado de API que facilita a integração de seus produtos por terceiros.
Invista de forma inteligente. Os CIOs de organizações bem-sucedidas também se destacam em fazer investimentos sólidos em TI. A Discover Financial Services lançou uma estrutura e um centro de excelência para escalar a tecnologia RPA de finanças e RH para outras partes dos negócios, diz Kalle Kittelson, diretora de operações de tecnologia de pagamento digital da Discover, que liderou os esforços iniciais da RPA. O COE, que dedica um engenheiro de RPA a cada unidade de negócios, inclui um modelo completo de governança para ajudar a gerenciar bots criados com o software da Blue Prism.
Seja adaptável. Uma estratégia clara, mas adaptável, também é fundamental para o sucesso em face da ruptura. "Planejar o pior e adaptar-se aos bons tempos" é um mantra comum, diz Rowsell-Jones. As empresas de sucesso instituem um processo contínuo de definição de estratégia que se ajusta constantemente às mudanças nas condições do mercado.
Muito arriscado para não se preparar
De fato, Rowsell-Jones diz que, enquanto muitas empresas "sobreviveram e prosperaram" para crescer mais rapidamente, quase um quarto permanece estática porque otimizou seu modelo de negócios para estabilidade. A mesma estabilidade que pode ajudar as empresas a maximizar os lucros pode prejudicar a capacidade da empresa de fazer mudanças que uma crise exige.
Embora Rowsell-Jones não acredite que uma desaceleração financeira seja provável em 2020, ele diz que o risco é alto o suficiente para justificar a preparação.
Seu conselho: "O sucesso em 2020 significa aumentar a preparação da organização de TI e da empresa para suportar a interrupção iminente dos negócios, planejando-o com antecedência."
Os CIOs estão bem cientes desse desafio. "Garantir que acompanhamos tantas mudanças me mantém acordado à noite", diz Berce, da Johnson Controls.
Fonte: https://cio.com.br/como-sobreviver-a-disrupcao-digital-em-2020-6-dicas-para-nao-fracassar/
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