• diegooliveira

Tecnologia: conheça as tendências para 2020!


O ano de 2019 se aproxima do fim e os gestores mais inovadores já estão em busca de informações sobre tendência de tecnologia. Se você se encaixa nesse perfil, este post é uma leitura obrigatória!


Você verá que nem todas são novidades, mas estão dentro de um pacote que não pode ser ignorado pelo seu negócio. Acompanhe!


Inteligência Artificial (IA)

Apesar de inovadora, a Inteligência Artificial (IA) não é um conceito novo. Afinal, os cientistas já criaram muitos softwares com capacidade para aprender, adaptar e atuar sem a interferência humana.

Ainda assim, espera-se que esse campo da tecnologia cresça bastante em 2020. Isso porque as técnicas estão evoluindo rapidamente e as empresas começarão a investir nesses recursos, dando a eles um papel de protagonista em seu cotidiano.

Os setores que mais devem ser aperfeiçoados são a preparação e análise de dados, a integração de sistemas, os algoritmos e a seleção de metodologia de treinamento. Para isso, veremos cientistas de dados, analistas de TI e desenvolvedores trabalhando cada vez mais em conjunto.


Coisas Inteligentes

Já ouviu falar em Coisas Inteligentes? O termo pode parecer estranho, mas é interessante conhecer essa forte tendência de tecnologia para 2020.

Sempre que ouvir falar nesse conceito, lembre-se de coisas físicas que conseguem ultrapassar os modelos de programação comuns para explorar a Inteligência Artificial e interagir com o meio e as pessoas.

Atualmente, já é possível encontrar diversos exemplos de coisas inteligentes, como os veículos autônomos, robôs e drones. Eles executam tarefas sozinhos e interagem com o ser humano, transformando seu cotidiano.


Segurança Adaptativa

A Segurança Adaptativa é uma metodologia que utiliza técnicas e ferramentas para impedir a ação de criminosos e frustrar suas tentativas de ataques cibernéticos. Por isso, deve ser uma tendência importante para os próximos anos.

Diante do aumento do volume de dados trabalhado pelas empresas e do emprego de soluções em nuvem, é compreensível que estratégias de proteção e segurança da informação ganhem impulso no mercado.

A diferença é que, agora, a segurança deve se tornar mais fluida e adaptativa. Assim, os profissionais de TI e de segurança da informação devem trabalhar com mais recursos para investir em segurança desde a criação e o desenvolvimento dos aplicativos.


Experiência Imersiva

A tecnologia evolui de uma forma muito dinâmica e rápida. Nesse cenário, os softwares de realidades virtuais, aumentadas e mistas devem transformar a maneira com que as pessoas entendem e interagem com o universo digital.

Com um público jovem e inúmeras aplicações possíveis, o mercado de Experiência Imersiva é considerado um forte candidato a crescimento nos próximos anos. Esse grande interesse contribuirá para o surgimento de novidades, extrapolando os limites do universo dos games e videogames.

A tendência é que as empresas consigam extrair ideias e tecnologias para gerar benefícios reais ao seu cotidiano. Ou seja, esses recursos devem ser aplicados com o objetivo de aumentar a produtividade dos colaboradores e desenvolver produtos e serviços de maior qualidade.


Blockchain

De acordo com a Gartner, até o final de 2020 o setor bancário deve ter seu valor comercial ampliado em US$ 1 bilhão graças ao uso de criptomoedas e do Blockchain. Isso significa que essa tecnologia ganhará ainda mais espaço e alcançará novos mercados.

Na prática, quanto mais os bancos acreditam nessa metodologia, mais ela cresce e ganha credibilidade no mercado. Com isso, indústria e varejo começarão a aplicar os benefícios do Blockchain em diversas áreas, como análises contábeis, armazenamento de dados e gestão de risco empresarial.


Event Driven

Event Driven é um conceito já difundido fora do Brasil, mas só agora começa a ganhar espaço por aqui. Também conhecido como Programação Orientada a Eventos, essa técnica pode ser aplicada em diversas áreas.

Vale destacar que evento de negócio é qualquer situação que reflita na descoberta de condições importantes ou na mudança de condições, como o fechamento de uma compra e o despacho de um produto.

Nessa metodologia, a IoT, o Cloud Computing, e o Blockchain ajudam a detectar esses eventos com mais precisão e agilidade.


Pesquisas visuais e de voz

O site de sua empresa já suporta pesquisas visuais e de voz? Esse tipo de busca ajuda a entender os interesses e demandas do consumidor e, por isso, é uma forte tendência para os próximos anos.

É esperado que e-commerces e marcas mais pioneiras e inovadoras invistam bastante em tecnologias que assegurem essa nova modalidade de pesquisa, proporcionando uma experiência de compra diferenciada aos seus clientes.

Como consequência, eles conseguirão aumentar sua taxa de conversão, sua receita, participação no mercado e o índice de fidelização. Fique atento!


Plataformas conversacionais

Uma plataforma conversacional nada mais é que uma interface de usuário que imita a comunicação com um ser humano. Dessa forma, ela permite que o homem interaja com a máquina de forma natural, seja por meio escrito ou falado.

O recurso já faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mas a tendência é que esses softwares promovam uma grande mudança na maneira como interagimos com o universo digital. Agora, é o computador quem deve entender e traduzir a intenção do usuário.

O funcionamento é bem simples: o sistema recebe uma pergunta ou comando e, em seguida, apresenta respostas, entrega sugestões de leitura ou solicita novas informações. Por isso, é aguardado que esse recurso seja implementado em mais sistemas, inclusive dentro do cotidiano empresarial.

O que achou das novidades? Como você viu, não faltam opções de tendência de tecnologia para o seu negócio. A verdade é que esse mercado está em constante evolução e a cada dia apresenta novas possibilidades para os gestores. Aliás, é exatamente por isso que a tecnologia é uma aliada do mundo empresarial e precisa ser aproveitada por todas as organizações, independente de seu porte ou área de atuação.




fonte: https://bit.ly/2PGXShP

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo