top of page

Por que o autoconhecimento é tão importante para o líder do futuro?

Liderar é coisa séria e envolve a vida de outras pessoas em um contexto muito mais amplo do que o ambiente profissional. O que sua presença tem ensinado para seus liderados?




Tenho refletido muito sobre o impacto do autoconhecimento na liderança do século XXI e me vejo concluindo que o tema é mais do que sério. Como achar que um profissional pode liderar outras pessoas sem nem ser capaz de se autoliderar?


Converso diariamente com líderes de diversos níveis hierárquicos e áreas de atuação ao redor do mundo e os percebo acreditando que liderança se trata penas de liderar pessoas. A grande maioria ainda não percebeu que, antes de liderar alguém, é preciso aprender a se liderar e é aí que o bicho pega! Vejo profissionais se perdendo na raiva, no julgamento, no descarrego de emoções e sem tempo para ouvir nem dar feedback, simplesmente porque estão focados em entregar suas infinitas planilhas no fim do dia.


Por conta disso, seus liderados se perdem na realização de tarefas repetitivas e sem valor estratégico para a empresa. Se é para continuar assim, que venham os robôs para nos tirar desta zona de conforto, pois acredito que já se foi o tempo em que éramos usados somente para realizar tarefas sem valor agregado. Queremos mesmo é ser aproveitados como seres pensantes, criativos, estratégicos e ser envolvidos em decisões, ideias, criações, inovação e pioneirismo.


Imagine que todos erramos e julgamos o tempo todo, sentimos raiva, ciúmes, inveja, ódio e afins. Agora imagine que você, durante a sua vida inteira, ouviu mamãe dizer que você não poderia sentir nada disso porque era feio! Daí você esconde esses sentimentos de si mesmo para sobreviver em um mundo onde isso não é aceito, coloca suas máscaras e vai liderar.


Veja bem…se você não reconhece e aceita os seus próprios perrengues, aceitaria os dos outros? Se você não se perdoa por ser "tão imperfeito”, perdoaria os outros? Como esta pessoa, que não conhece a si mesma, lidera outras pessoas, deixa um legado de aprendizado, ensina, desenvolve, motiva e encoraja outro ser humano no caminho de sua carreira profissional?


Considerando que nossa grande realização de vida está em nossa carreira e no nosso propósito de trabalho para a sociedade, aonde vamos parar? Só vejo caos neste ciclo. Não temos tido tempo para priorizar o conhecimento de nosso próprio ser neste mundo tão acelerado e cheio de oportunidades. Mas te pergunto: será que estas oportunidades estão te levando para onde você quer ir? Você sabe para onde quer ir? Sabe do que gosta e qual seu propósito pessoal e profissional? Sabe ouvir seus desejos, ideias e intuição? "Acho que duvido.” :)


Mas calma! Tudo tem solução! Há muitos caminhos para o autoconhecimento. Você pode busca-lo na religião, terapia, coaching, yoga, meditação, leitura e em uma infinidade de outras coisas, além de conversas sinceras com pessoas em quem você confia. Este é um tema riquíssimo, extremamente urgente e que deve ser valorizado pela importância que tem. Liderar é coisa séria e envolve a vida de outras pessoas em um contexto muito mais amplo do que o ambiente profissional. Você já parou para pensar que em casa você também exerce o papel de liderança? Se você é pai oi mãe, sugiro que coloque um peso muito maior nesta conta.


Um bom líder se conhece, já se mapeou, se aceitou e é capaz de reconhecer suas sombras e seus talentos, sendo assim capaz de reconhecer tudo isso no outro. Quando nos conhecemos somos melhores para o mundo que nos cerca, sendo que tudo o que nos cerca é diretamente influenciado pela nossa presença. O que será que sua presença tem deixado para o mundo?


Se nos conhecemos, somos mais capazes de dominar nossa inteligência emocional, nossas atitudes, decisões e reações, sendo mais hábeis em atingir a nossa meta ao saber aonde queremos chegar e o que temos que fazer para sobrepor os desafios do dia e avançar mais um pouquinho na vida.


O autoconhecimento nos faz chegar lá mais firmes, fortes e sem deixar muitos soldados caídos pelo caminho. Além disso, ganhamos aliados, somos mais autoconfiantes e autênticos, fazemos amizades, prezamos pela verdade, motivamos e atraímos um montão de gente e naturalmente somos colocados na posição de poder por aqueles que admiram a nossa coragem, humildade e postura. Assim, nos aproximamos mais da ideia de deixar um legado positivo e sustentável para aqueles que nos cercam por meio do exemplo, leveza e alegria, o que gera uma sensação de conforto e fluidez para todos os envolvidos nesta relação.


E você? Sente-se suficientemente conhecedor de si mesmo em sua posição de liderança?


Aqui na Indigosoft nós prezamos pelo desenvolvimento constante dos líderes de todos os níveis hierárquicos áreas de atuação, garantindo sinergia, empatia, feedback constante e desenvolvimento de todos os nossos colaboradores.


---------------------------------------------------------


Daniele Giangiardi tem 39 anos, é casada há 17 e tem duas filhas, Angelina e Ana Giullia. Trabalha, por paixão e vocação, como Coach Sênior de Liderança e Diretora de Recursos Humanos na Indigosoft Tecnologia S.A.


É certificada e contratada pelo ICI, Integrated Coaching Institute, uma das mais conceituadas escolas formadoras de Coaches de Liderança Executiva no país. É graduada em Letras e possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas - Desenvolvimento Humano de Gestores - pela FGV.


Possui certificação na aplicação de Assessments de Liderança (Janusian) e de Maturidade Emocional (MPP). Iniciou sua carreira aos 15 anos, lecionando inglês, profissão que atuou por mais de dez anos, quando decidiu conhecer o mundo corporativo e atuou como assistente executiva de diversos diretores e presidentes em empresas como Microsoft, Redecard e Egon Zehnder, onde aprendeu a fazer processos de recrutamento e seleção de presidentes para as maiores empresas do mundo.


Aos 31 anos, decidiu empreender e fundou a Yupa Seleção e Desenvolvimento, onde, até hoje, lidera processos de Coaching, Treinamentos, e Teambuildings de Liderança Executiva e Recrutamento e Seleção de executivos em diversas indústrias, principalmente as de tecnologia.


Realiza diversos projetos em ambientes corporativos sobre Liderança Executiva, Familiar, Autoliderança, Plano de Carreira, Resiliência, Criatividade, Inovação e Inteligência Emocional. Felicidade, Paixão e Gratidão são suas palavras de ordem! Sua grande missão de vida é espalhar o amor e apoiar pessoas a serem os melhores seres humanos que puderem ser no mundo!


O conteúdo desta matéria é de criação exclusiva de seus autores e não necessariamente representa a opinião da Indigosoft.

228 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page