A tecnologia está aí e nos permite o uso de ferramentas que facilitam o dia a dia de todos. E, com o intuito de auxiliar professores de escolas de Taquara, na Região Central do Estado, a secretaria de educação do município deu um passo importante para facilitar o cotidiano dos educadores na sala de aula e fora dela.
O coordenador do projeto, Vinicius Vollrath, explica que a iniciativa pretende identificar as principais dificuldades dos professores e auxiliar na promoção da mudança a partir do uso da plataforma desenvolvida pela Google. "A empresa disponibiliza várias ferramentas gratuitas e, desde 2015, abriu esta suíte para a educação. Em seguida, nos reunimos em Porto Alegre, no chamado Grupo de Educadores do Google. Então, começamos a utilizar tecnologias para facilitar a didática dos professores nas salas de aulas", explica o profissional da Tecnologia da Informação.
Após o programa de Taquara ser selecionado - um dos 36 de todo o Brasil -, Vollrath passou três dias na Innovators Academy, no escritório da Google, em São Paulo, no início deste mês. O objetivo do encontro com outros profissionais é participar do processo de evolução e melhoria das tecnologias oferecidas pela empresa. A metodologia utilizada no processo é Design Thinking, com o foco nas pessoas envolvidas no uso destas ferramentas.
Várias instituições municipais, privadas e de Ensino Superior vêm utilizando as ferramentas oferecidas pela Google. "O foco é ser colaborativo. O principal benefício é não precisar estar com as informações em mãos o tempo todo. Este conteúdo pode estar em uma nuvem e os professores terem acesso a tudo o tempo todo. Por exemplo, ele pode acessar e manipular dados, planilhas, mapas, editores de texto. No total, são 13 aplicativos que podem facilitar o trabalho dos educadores", explica Vollrath.
Durante o programa Google Inovator Brasil 2019, o gaúcho trabalhou para organizar as informações encontradas nas escolas - no caso específico, as escolas municipais de Taquara. A iniciativa prevê mensurar resultados, monitorar processos e obter evidências através dos indicadores encontrados na educação. Sem dados precisos e atualizados não se pode medir os resultados dos projetos pedagógicos nas escolas.
O projeto pretende, a partir da integração de ferramentas já em uso, auxiliar na evolução desta tecnologia. Um relatório do ano letivo, elaborado pela secretaria de educação do município, foi essencial para que o programa chegue de forma mais rápida e prática aos resultados, desde a captação dos dados, passando pela organização e pela leitura dessas informações de fácil assimilação, focando na geração do conhecimento para toda a comunidade escolar: professores, educadores, alunos e pais. A ideia é que essa rede de dados auxilie os agentes ao longo de todo o processo de formação educacional do estudante.
fonte: https://bit.ly/2tps8Fp
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