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Todo desenvolvedor tem um pouco de vendedor


Quando os desenvolvedores e vendedores entendem as dificuldades do trabalho de cada um, eles compreendem também as necessidades dos consumidores.



Esclarecendo o conceito de vendas


O conceito pode variar de acordo com o mercado de atuação. Mas, uma definição simples de vender é: estipular um preço para determinado produto ou serviço e transferir a titularidade para outra pessoa que pagar este valor.

Embora seja fácil romantizar o processo de vendas, ele não se resume apenas a almoços com clientes e gastar um bom tempo em tentar convencer alguém a querer fechar negócio. Eventualmente, isso pode fazer parte da rotina, porém, esse processo começa muito antes de chegar nas mãos do representante comercial.

Cada empresa aborda o processo de vendas de maneira diferente. Isso pode parecer clichê, mas não existe “o melhor jeito para conseguir fechar um negócio”. Existem dicas e boas práticas, é claro. Tudo isso depende muito do mercado, do produto ou serviço, do local, da persona etc.



As vendas começam muito antes do time de vendas


A venda faz parte de todos os processos e de todas as profissões. Se você não está em uma equipe de vendas, não se engane! Isto não significa que seu trabalho não seja vital para o sucesso e a assinatura de um contrato.

Falando sobre o papel do desenvolvedor nas vendas de uma startup ou empresa, as vendas são tão importantes quanto a codificação. Há quem pense que é possível criar um software perfeito e, com isso, os clientes vão encontrá-lo magicamente e comprar. Mas sabemos que não é bem (nada) assim, né? Na realidade, não importa quão bom seja o seu produto ou serviço, você ainda precisa conscientizar as pessoas sobre ele, e vender a ideia internamente, para que o time leve para o público externo.



Um combo do processo: do desenvolvedor ao vendedor


Pensando mais detalhadamente como funciona o processo de vendas, desde o desenvolvimento do seu produto e serviço até a assinatura no contrato, tudo se volta a forma de gerenciar como as pessoas percebem a sua empresa e o seu produto/serviço:

  • Publicidade (TV, web, impressão etc.);

  • Aquisição de clientes (vendas, reuniões individuais etc.);

  • Qualidade do produto (confiabilidade, facilidade de uso etc.);

  • Design de produto (estética visual, “cool factor” etc.);

  • Satisfação do cliente (suporte, gerenciamento de conta etc.);

  • Relações públicas (redação, eventos etc.);

Verdade é que sempre que se age, existe um impacto sobre como alguém se sente sobre o seu produto. Toda vez que você atua, se envolve em vendas. Vamos ver um exemplo?

  • Pode refatorar algum código que acelera as consultas de banco de dados do seu software;

  • Seus clientes percebem a melhoria da velocidade;

  • Eles sentem que o software é mais rápido e confiável;

  • Eles estarão mais inclinados a continuar usando seu produto e podem aumentar seu uso ou promovê-lo a seus colegas de trabalho;

  • Sua decisão como desenvolvedor de software acaba de aumentar as vendas da sua empresa.

Que tal outro exemplo?

  • Pode se comprometer a fornecer uma maior qualidade de suporte ao cliente;

  • Os clientes notam que a equipe de suporte responde rapidamente às suas perguntas e que suas preocupações são recebidas e consideradas;

  • Os clientes satisfeitos são clientes fiéis, que ficarão com sua empresa e, provavelmente, cantarão suas bênçãos para colegas e amigos;

  • Mais uma vez, suas ações aparentemente sem vendas afetaram as vendas de uma maneira muito real.

É isso: todo desenvolvedor tem um pouco de vendedor.

A maioria das decisões tomadas por desenvolvedores e designers – profissionais da área de tecnologia de modo geral – impactam na decisão final do comprador.

Pode ser que essas ações não gerem resultados imediatos, mas, ao longo do tempo, esse processo contínuo de expansão e aprimoramento pode ter um efeito enorme em seus resultados finais. Portanto, se você é uma pessoa desenvolvedora que ignorou o processo de vendas no passado, lembre-se de que não se trata apenas de fazer anúncios e fechar negócios. De certa forma, todos são parte da mesma equipe.


É importante buscar conhecimento de outras áreas, ter em mente que empresa é um ecossistema ativo, em que todos fazem parte e influenciam na ponta – o cliente. Quando o desenvolvedor pensa como vendedor e quando o vendedor entende a dificuldade do trabalho do desenvolvedor, eles compreendem também as necessidades dos consumidores e, consequentemente, os melhores caminhos para conquistá-los.





fonte: https://bit.ly/33cRfuB

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